Homem é preso em flagrante no Recreio por tráfico de armas

Marcus Paulo Lopes de Lima tinha 36 armas de fogo, mas vendeu 32, segundo a Polícia Civil

Por Gabriela Marino

Homem é preso em flagrante no Recreio por tráfico de armas
De acordo com a Polícia, a prisão representa um golpe estratégico contra a criminalidade organizada
Divulgação/Polícia Civil

Um homem é preso em flagrante no Recreio, na Zona Oeste do Rio, por tráfico de armas. Marcus Paulo Lopes de Lima tinha 36 armas de fogo, mas vendeu 32, segundo a Polícia Civil. 

A operação resultou na apreensão de duas espingardas, uma pistola 9mm, um revólver calibre 38, além de um vasto arsenal de munições. De acordo com a Polícia, a prisão representa um golpe estratégico contra a criminalidade organizada, impedindo a disseminação de armas de guerra.

O criminoso já havia sido preso em 2019, por causa de uma investigação sobre um triplo homicídio ocorrido em dezembro de 2018, em Petrópolis. Na ocasião, surgiram indícios de que ele fornecia armamento para um grupo de extermínio na Região Serrana, além de atuar como armeiro para criminosos. 

A operação foi baseada em uma investigação da Subsecretaria de Inteligência (SSINTE) da Polícia Civil. Foram identificadas irregularidades na posse de armamentos e um volume incompatível de aquisições para um CAC legítimo. O próprio Exército Brasileiro determinou o cancelamento do Certificado de Registro (CR) de Marcus Paulo e a perda definitiva de suas armas.

As investigações apontaram que, nos últimos dois anos, ele desembolsou cerca de 290 mil reais na aquisição de projéteis, um valor incompatível com a prática esportiva regular. Entre 2021 e 2024, foram adquiridas mais de 46 mil munições, muitas de calibres restritos. Além disso, em 2019, um kit de recarga de munição e explosivos de fabricação caseira foi encontrado em uma residência dos familiares dele.

Marcus Paulo vai responder por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de armas pelas que vendeu.

A reportagem tenta contato com a defesa dele. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais