BandNews FM Rio de Janeiro

Homem é roubado após furtar peça em Igreja no Centro do Rio

Furto aconteceu em novembro, porém novas imagens de câmeras de segurança mostram que uma segunda pessoa levou o objeto

Por Gabriela Souza

Homem é roubado após furtar peça em Igreja no Centro do Rio
O objeto é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Rio
Reprodução

A peça sacra que teve uma parte furtada na Igreja São Francisco de Paula, no Centro do Rio, vai passar por uma nova perícia para identificação das características do objeto. Segundo os administradores da paróquia, isso vai facilitar o reconhecimento do objeto litúrgico de prata que expõe a hóstia. A peça completa, cravejada de crisólitas, é avaliada em mais de R$ 200 mil.

O furto aconteceu em novembro, porém novas imagens de câmeras de segurança divulgadas nesta quarta-feira (3) mostram que uma segunda pessoa levou o objeto do ladrão. É possível ver que o criminoso que retira a peça de dentro da igreja pede ajuda para outro homem, que estava na rua. Ele repassa a peça pela lateral da igreja e retorna para dentro do local. Nesse momento, o segundo homem sai correndo com o objeto, roubando a peça mais uma vez.

O homem que tirou o ostensório de dentro da igreja chegou a ser preso, mas foi liberado. O padre Álvaro José Inacio acredita que ele vive na região e já cometeu outros crimes semelhantes.

Como uma das formas de tentar localizar o ostensório, foi colocado um cartaz onde o objeto ficava. Os fieis também têm esperança de que a peça sagrada vai ser encontrada e devolvida à paróquia.

O objeto é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Rio e ficava exposto em uma grande vitrine de madeira.  

As novas imagens das câmeras estão sendo analisadas pela Polícia Civil, que tenta identificar o novo suspeito. A Polícia Federal também investiga o caso.

Mais notícias

Carregar mais