
O secretário municipal de proteção e defesa do consumidor do Rio, João Pires, afirma que a Hurb levou a primeira multa após descumprir a determinação do Procon Carioca de manter as vendas no site.
Na terça-feira (7), o órgão suspendeu a operação da empresa em todo o país. A decisão previa que a companhia suspendesse as atividades em 24 horas sob pena de multa diária de R$ 10 mil.
O órgão municipal do Rio tem competência para suspender as atividades nacionalmente, já que a sede do antigo Hotel Urbano fica no Rio de Janeiro.
Segundo o Procon e a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, desde 2022, o serviço apresentou piora mesmo depois da empresa ter sido notificada. Entre as principais queixas dos consumidores estão: oferta não cumprida, serviço não fornecido e publicidade enganosa.
Em 2024, o órgão fez uma consulta às plataformas digitais sobre o serviço apresentado pela antiga Hotel Urbano e contabilizou 1.971 reclamações. Em 2023, o Procon já havia registrado um aumento de mais de 2.000% nas reclamações em relação ao ano anterior.
Nesta terça-feira (7), em nota, a Hurb disse que por questões legais não comenta ações em andamento, mas que está disposição das autoridades para prestar esclarecimentos.
A reportagem aguarda um novo posicionamento da empresa.