IBGE: Indústria cresce 1,1% em março

O aumento foi de 0,9% em comparação com o mesmo período do ano passado

Por Priscila Xavier

IBGE: Indústria cresce 1,1% em março
O setor ainda está quase 20% abaixo do nível recorde da série histórica
Reprodução/CNI

Após duas variações negativas, a indústria cresce 1,1% em março, frente a fevereiro, na série com ajuste sazonal. O aumento foi de 0,9% em comparação com o mesmo período do ano passado. 

Apesar do crescimento, o setor ainda está quase 20% abaixo do nível recorde da série histórica, iniciada em 2011. Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta quarta-feira (10), pelo IBGE.

Seis dos 25 ramos pesquisados mostraram avanço na produção, com destaque para o setor de coque e produtos derivados do petróleo e biocombustíveis. Já o segmento de confecção de artigos do vestuário e acessórios exerceu a principal influência negativa entre as atividades que recuaram no mês.

De acordo com o IBGE, o setor industrial enfrenta dificuldades na recuperação por conta da alta da taxa de juros, o que dificulta o acesso ao crédito. 

Além disso, a inadimplência, os altos índices de endividamento das famílias e o número de brasileiros fora do mercado de trabalho também prejudicam a recuperação.

Mais notícias

Carregar mais