A Polícia Civil realiza nesta segunda-feira (9), a Operação Clearance, contra os acusados de aplicar golpe em rede de lojas de departamentos. A ação visa cumprir 10 mandados de busca e apreensão na Zona Norte da capital e na Região dos Lagos. Os crimes já causaram um prejuízo superior a R$ 1 milhão à rede de lojas. O grupo teria agido também nos estados de São Paulo e Minas Gerais.
De acordo com a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, o grupo é chefiado por um casal que furtava peças de roupa para vendê-las na Internet a preços abaixo dos praticados nas lojas. Eles criaram três perfis nas redes sociais para realizar encomendas.
Segundo as investigações, os furtos ocorriam nos provadores das lojas. Para não levantar suspeitas, os autores buscavam os estabelecimentos para realizar trocas de produtos comprados legalmente.
O grupo deixava o local com as roupas trocadas, além de outros produtos de maior valor escondidos em bolsas. Para realizar as transações, eles chegaram a utilizar um CPF falso.
A Polícia Civil também solicitou o bloqueio dos perfis e o sequestro dos bens dos acusados.