A Polícia Civil acredita que o idoso de 70 anos baleado no Méier, na Zona Norte do Rio, foi vítima de uma tentativa de assalto. O crime aconteceu na madrugada desta segunda-feira (18). Segundo apuração da Delegacia do Méier (23ª DP), os bandidos estavam se passando por moradores de rua. Os investigadores tentam identificar os assaltantes.
De acordo com testemunhas, Lupércio Silva estava a poucos metros de casa, quando foi surpreendido por dois bandidos, na Rua Tenente Costa.
O analista de sistemas Marcelo Farias testemunhou o crime. Ele conta que estava na varanda do apartamento quando ouviu um grito dando ordem de parada para o idoso, que dirigia um veículo Honda HRV.
Eu estava observando o movimento da rua quando ouvi o grito de 'para, para para', o bandido falando quando o carro estava descendo a rua. Ele saiu de trás de um automóvel com arma em punho, mandando o motorista parar. Ele parou e depois saiu um outro bandido, atrás de uma moita. Eles tentaram tirar o motorista do carro. Num primeiro momento, a vítima não abriu a porta do carro e houve um disparo, depois ele abriu a porta, houve uma luta corporal, e os bandidos deram mais dois disparos.
Lupércio foi baleado no pescoço. Ele foi socorrido para o Hospital Municipal Salgado Filho, que também fica no Méier.
Uma moradora, que prefere não se identificar, conta que chegou a ouvir o idoso pedindo para não ser morto. Ela disse que se assustou e começou a gritar, o que pode ter espantado os bandidos.
Ouvimos um carro parar e um primeiro tiro. Fui para a janela do meu quarto e ouvi a pessoa falar 'não me mata, por favor'. Depois ouvi um segundo tiro e gritei pedindo para parar, aí dispersou.
A pessoa que tomou o tiro correu para a Rua Marília de Dirceu e os outros dois, que seriam os assaltantes desceram para a Rua Aristides Caire. Foi tudo tão rápido. Da janela do meu quarto que eu vi ele correndo. Eu gritei, acho que foi nesse momento que eles ficaram com medo e dispersou, e acabou ali", disse.
Os bandidos fogem sem conseguir levar o carro. Câmeras de segurança flagraram toda a ação. As imagens mostram os assaltantes chegando no local minutos antes do crime, segurando sacos de lixo.