Após mais de uma semana combatendo um incêndio no Parque Nacional de Itaiaia, no Sul Fluminense, o Corpo de Bombeiros declara o fogo extinto e a parte alta do parque é reaberta. No entanto, o Morro do Couto, o Mirante da Antena, o Circuito Couto-Prateleiras e o Cume das Prateleitas vão continuar fechados para visitação.
Segundo o Instituto Chivo Mendes de Preservação e Biodiversidade, cerca de 300 hectares de vegetação seca foram afetados pelas chamas.
O Ministério Público Federal apura se um treinamento da Academia Militar das Agulhas Negras do exército teria provocado o incêndio, que começou no dia 14 deste mês.
O Exército afirmou que o incêndio teve início durante o treinamento de 415 cadetes no local. A Força, no entanto, afirmou não saber o que teria causado o fogo.
Também foi aberto um procedimento administrativo interno para apuração de causa e origem do incêndio, com isolamento da área onde teve início a ocorrência. Vão ser analisados vídeos das câmeras de monitoramento da região, além do mapeamento da área com uso de drones e levantamento de danos materiais.