Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo varia 0,39% em novembro

O resultado divulgado pelo IBGE nesta terça-feira (10), ficou 0,17% abaixo da taxa de outubro

Por Daniel Henrique

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo varia 0,39% em novembro
Estudo do IBGE
Divulgação

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo tem variação de 0,39% em novembro de 2024. O resultado do IPCA, divulgado pelo IBGE nesta terça-feira (10), ficou 0,17 ponto percentual abaixo da taxa de outubro. 
 
A pesquisa aponta uma alta no grupo de Alimentação e Bebidas, com aumento de 1,55%, em que foi observado elevação de 8,02% nos preços das carnes. 
 
A moradora da Zona Oeste do Rio de Janeiro, Andressa Barenco, reparou o aumento no valor de diversos cortes, até naqueles que, usualmente, são mais baratos. 

Notei um aumento bem relevante no patinho, que é uma carne que não é considerada aquela carne como picanha, filé mignon, uma carne que é feita geralmente para carne moída, um corte não tão nobre. Assim como o lagarto também, que é usado para fazer carne assada, carne de panela no forno. Notei um aumento bem relevante mesmo, principalmente nesses dois cortes de carne.

Os grupos de Transportes, com aumento da passagem aérea, e Despesas Pessoais, influenciado pelo cigarro, também apresentaram alta no mês. 
 
Por outro lado, no grupo Habitação, com redução de 1,53% em novembro, a energia elétrica residencial caiu 6,27%. 
 
A colunista de Economia da BandNews FM, Juliana Rosa, aponta que a inflação veio maior do que o esperado em novembro, mas que o principal fator para a queda em relação a outubro foi a mudança na bandeira tarifária de energia. 

Ela vem no mês de novembro menor do que a inflação de outubro, porém vem um pouco acima aqui do previsto. Essa redução entre outubro e novembro é puxada principalmente pela conta de luz. A Agência Nacional de Energia Elétrica começou a cobrar uma tarifa menor, a bandeira tarifária caiu da bandeira vermelha 1 para a amarela, então na nossa conta de luz em novembro veio uma redução nessa tarifa extra que a gente paga. Então essa redução aqui da energia elétrica entre outubro e novembro foi o principal fator que levou a inflação de novembro ser menor do que a inflação de outubro.

No ano, o IPCA acumula alta de 4,29% e, nos últimos doze meses, de 4,87%. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais