
Cento e dois bilhões de reais devem ser investidos por ano pela indústria de petróleo e gás no Brasil até 2025. A expectativa é de geração de 500 mil novas vagas de trabalho no setor nesse período. O levantamento foi realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Petróleo (ABESPetro) no Caderno ABESPetro 2022.
Segundo uma empresa de consultoria contratada pela associação, o setor de petróleo e gás arrecadou mais de R$ 100 bilhões em 2021.
A publicação destaca que o segmento pode contribuir para a transição energética que visa substituir o uso de combustíveis fósseis pelo uso da energia eólica e solar. Entre as medidas para uma transição mais consciente, a associação aponta os incentivos à produção de gás e a aceleração da produção, com a agilização de leilões de blocos exploratórios.
O presidente da Abespetro, Rodrigo Ribeiro, disse que a expectativa é de geração de empregos técnicos no setor com a média salarial 5 vezes acima do que a média do país em geral.
A pesquisa ainda aponta que o Brasil deve continuar como centro relevante de produção de óleo e gás nos próximos anos. O estudo propõe o uso dos recursos produtivos do setor para a geração empregos e investimentos.
*Estagiário sob supervisão de Luanna Bernardes