
A inflação acelera e fica em 1,31% em fevereiro de 2025, acima da taxa de janeiro de 0,16%. Esse é o maior avanço para o mês de fevereiro desde 2003. No ano passado, a variação no mês tinha sido de 0,83%.
Com o resultado, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumula alta de 1,47% no ano e de 4,56% nos últimos 12 meses. Os dados foram divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (12).
O setor de educação teve a maior aceleração, 4,70%, seguido pelo setor de Habitação com 4,44%.
Segundo o gerente do IPCA, Fernando Gonçalves, o crescimento acontece principalmente devido ao reajuste nas mensalidades escolares.
O principal responsável pelo aumento do índice neste mês foi o setor de energia elétrica residencial, que registrou crescimento de 16,80% em fevereiro, após a queda observada em janeiro.
A publicitária Alice Machado conta que sentiu no bolso o aumento na conta de luz.
O levantamento mostra ainda que cerca de 92% do resultado de fevereiro está ligado aos setores: habitação; educação; alimentação e bebidas; e transportes.
No entanto, os setores de Transportes e de Alimentação e bebidas desaceleram. A batata-inglesa, o arroz e o leite longa vida registraram as maiores quedas. No grupo dos transportes, apenas o gás veicular apresentou redução, enquanto o preço dos combustíveis subiu.