Inflação acelera em fevereiro e atinge 0,84%

Segundo IBGE, alta pode se dever ao impacto do preço de materiais escolares

Por Priscila Xavier

Inflação acelera em fevereiro e atinge 0,84%
Inflação acelera a 0,84% em fevereiro, pressionada por educação
Marcelo Casaal Jr/Agência Brasil

Ainda impactada pelo preço dos materiais escolares, a inflação em fevereiro acelerou e ficou em 0,84%. Na comparação com o mês anterior, a alta foi de 0,31 ponto porcentual, já que o índice encerrou em 0,53% em janeiro. Os dados fazem parte do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado nesta sexta-feira (10), pelo IBGE.

Oito dos nove grupos pesquisados tiveram alta. Os maiores impacto e variação vieram da Educação, que registrou crescimento de 6,28%, reflexo ainda dos reajustes tradicionais das escolas no período.

Segundo a colunista de economia da BandNews FM, Juliana Rosa, a aceleração da inflação já era esperada. No entanto, o índice foi superior à expectativa.  

Apenas o setor de vestuário apresentou variação negativa. Esse é o segundo recuo consecutivo do grupo, como ressalta o gerente da pesquisa, Pedro Kislanov.

Apesar dos reajustes nas tarifas em algumas regiões, o setor de transportes desacelerou e teve recuo de 0,18 ponto porcentual. A retração também é influenciada pelas quedas nos preços das passagens aéreas, que recuaram quase 10%.

No Rio, a alta de mais de 11% no preço das passagens dos trens reflete os reajustes sofridos na cidade, onde as tarifas subiram cerca de 48%. 

Mais notícias

Carregar mais