Inovação das empresas industriais com 100 ou mais pessoas registra queda pelo segundo ano

Os 64,6% se refere às empresas que introduziram algum produto novo ou aprimorado, ou que incorporam algum processo de negócios novo

Por Daniel Henrique

O índice de 2023 é 3,5 pontos porcentuais inferior ao de 2022 e 5,9 pontos porcentuais menor que o de 2021
Reuters/Jorge Adorno

A taxa de inovação das empresas industriais com 100 ou mais pessoas ocupadas no Brasil em 2023 foi de 64,6%. O índice registrou queda pelo segundo ano consecutivo. 

O porcentual se refere às empresas que introduziram algum produto novo ou aprimorado, ou que incorporam algum processo de negócios novo. 

O índice de 2023 é 3,5 pontos porcentuais inferior ao de 2022 e 5,9 pontos porcentuais menor que o de 2021. Os dados foram divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (20). 

Segundo o gerente da Pesquisa de Inovação Semestral 2023, Flavio Peixoto, a instabilidade econômica foi o principal fator apresentado para o resultado do ano. 

Empresas inovadoras e não inovadoras enfrentam problemas e obstáculos nas suas atividades inovativas. No caso das empresas inovadoras, a instabilidade econômica, o acirramento da concorrência e a capacidade limitada dos recursos foram os fatores mais apontados por essas empresas. No caso das não inovadoras, esses fatores podem impossibilitar que a empresa realize as suas atividades inovativas. Mais uma vez, a instabilidade econômica foi o principal fator apontado, seguido da baixa atratividade da demanda e o acirramento da concorrência.

Os setores mais inovadores em produto ou processo de negócios em 2023 foi a Fabricação de produtos químicos, de 88,7%, seguido por Fabricação de máquinas e equipamentos, de 88%, e Fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, de 85,3%. 

Por outro lado, as menores taxas de empresas inovadoras eram dos ramos de Fabricação de produtos do fumo, de 38,7%, e Fabricação de produtos de madeira, de 31,2%. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.