Notícias

Iphan avalia projetos para reforma da Estação da Leopoldina

Reunião com o Governo do Estado, a Secretaria de Patrimônio da União e a SuperVia escolherá um dos dois projetos apresentados

João Boueri*

Prédio histórico deve receber reforma
Prédio histórico deve receber reforma
Tomaz Silva/Agência Brasil

O Iphan deve se reunir com o Governo do Estado, a Secretaria de Patrimônio da União e a SuperVia para avaliar os dois projetos apresentados ao órgão para reforma da Estação Ferroviária Barão de Mauá.  

Um deles está sendo discutido pelo Estado e o Ministério da Economia desde fevereiro, mas ainda não há acordo. Entre os pontos previstos estão a retomada pelo governo de uma parte da Estação Leopoldina, como é conhecida, que foi concedida à SuperVia; a realização de obras de reforma dos prédios principal e anexo; e a manutenção dos pontos externos à área de embarque.

Paralelamente, o Ministério Público Federal tem um acordo com a SuperVia, assinado em maio, para reforma da área de embarque e das plataformas da estação, além da instalação de um centro cultural no local.

A BandNews FM teve acesso a um documento enviado pela União ao Governo do Estado, em dezembro do ano passado, que pede a retomada da gestão da Estação Leopoldina. Em nota, a Supervia disse que não se opõe ao pedido de retomada do Governo Federal.

Além da reunião a ser convocada pelo Iphan, um encontro entre o MPF, a concessionária de trens e a Secretaria de Patrimônio da União deve ser realizada no mês que vem.

*Estagiário sob supervisão de Christiano Pinho