Um gabinete de crise voltou a ser instalado em Itaperuna, no Noroeste do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (26), devido à chuva forte que cai na região desde terça-feira (24). Por causa dos temporais, o nível do Rio Muriaé subiu rapidamente e ele chegou a transbordar.
Nesta quarta-feira (26), a Prefeitura de Itaperuna suspendeu o atendimento em algumas unidades de saúde, devido às inundações que chegaram perto do Centro de Saúde Dr. Raul Travassos.
Como medida de prevenção, pelo menos 28 pessoas foram retiradas de Retiro de Muriaé pela Secretaria de Obras e foram encaminhas à Assistência Social para receber um alojamento temporário.
A sede da Defesa Civil, no bairro Aeroporto, também voltou ao atendimento presencial 24 horas e continua monitorando as bacias dos rios Muriaé e Carangola, além da previsão do tempo.
A Defesa Civil orienta que os moradores ribeirinhos fiquem atentos às informações postadas nas redes sociais da Prefeitura de Itaperuna. Em algumas ruas de Itaperuna, a água chegou a voltar pelos bueiros.
Já em Laje do Muriaé, na mesma região, a água subiu 20 centímetros em apenas uma hora.
Unidades de saúde que adiaram o serviço nesta quinta-feira (26):
Unidades fechadas:
- Centro de Saúde Dr. Raul Travassos;
- Centro Administrativo;
- Centro de Atendimento da Doença de Alzheimer e Parkinson;
- Farmácia Básica;
- Farmácia de Componentes Especializados;
- Serviço Social de Mandado Judicial;
- Vigilância Sanitária;
- Vigilância Ambiental.
- A Unidade de Saúde da Família de Retiro do Muriaé irá funcionar na Escola Estadual José Garcia de Freitas.
As consultas agendadas para esta quinta-feira, dia 26/01, no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos serão remarcadas automaticamente para 9 de fevereiro.
A Defesa Civil reforça que o atendimento presencial na sede está em plantão de 24 horas, além do número de WhatsApp (22)3824-6364. O morador também pode se cadastrar ao serviço de alerta SMS pelo número 40199.