O Banco Itaú desiste de fechar a única agência bancária da Ilha de Paquetá. A Instituição voltou atrás do anúncio de fechamento da unidade que aconteceria no dia 26 de maio.
Ao longo dos últimos dias, moradores do bairro realizaram protestos com objetivo de chamar atenção para o fechamento do espaço.
De acordo com a associação de moradores, Paquetá não tem banco 24 horas, lotéricas, posto avançando, nada além da agência. A medida do encerramento das atividades aconteceria por conta do processo de digitalização dos serviços bancários.
No entanto, segundo o IBGE, a ilha tem o dobro da média nacional de idosos, ou seja, muitas pessoas não estão familiarizadas com as novas tecnologias e ainda precisam de um atendimento presencial. Enquanto a população brasileira tem 15,7% de idosos, em Paquetá, o índice é de 31,6%.
Em outros pontos do estado, moradores afirmam que agências estão sendo fechadas. No Centro de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, o representante Marcelo Sant'Anna diz que, antes eram três unidades, agora só tem uma.
O levantamento mais recente da Federação Brasileira de Bancos aponta que sete em cada dez operações bancárias feitas no Brasil em 2021 foram realizadas pela internet e pelo celular. Apenas 3% das transações bancárias são feitas em agências.
Em nota, o Banco Itaú afirmou que reavaliou a situação na Ilha de Paquetá e informa que manterá seu atendimento, apoiando o dia a dia das pessoas e da economia local. Sobre outras agências, a instituição não pronunciou.