Uma história que parece roteiro de cinema. Uma jovem da Zona Norte do Rio é a única brasileira selecionada para uma especialização de documentário em uma escola de cinema em Cuba, país que se destaca na riqueza da atividade cinematográfica.
Ellen Marques, de 27 anos, é moradora de Marechal Hermes e foi uma dos sete estudantes classificados para a especialização na Escuela Internacional de Cine y Televisión.
Entre os outros aprovados estão duas pessoas da América do Sul, uma da América do Norte e outros duas da Europa. Ao todo, são três anos no curso de cinema documental.
Ellen está radiante com a oportunidade. Ela conta que seu desejo é ir, aprender e voltar para o Brasil para ser referência no meio dessa área.
Situada no município de San Antonio de los Baños, cerca de 35 quilômetros da capital cubana, a instituição é considerada uma das melhores escolas de formação audiovisual do mundo.
A jornalista e professora de audiovisual, Kelly Scoralick, ressalta que, além da excelente qualidade do ensino da escola internacional, a experiência de intercâmbio proposta pela instituição enriquece a produção e formação dos alunos.
Segundo a professora, a aprovação de uma jovem brasileira para essa oportunidade de aprendizado tão rica é um exemplo de resistência.
Outros 12 brasileiros também foram aprovados para cursar outras especialidades do meio audiovisual na Escuela Internacional de Cine y Televisión. Na lista, há representantes das regiões Norte, Sudeste e Nordeste.