É resgatado com vida o jovem que ficou preso após um deslizamento no Morro do Queto, no bairro Sampaio, na Zona Norte do Rio. Lucas da Silva, de 18 anos, ficou preso pela perna após uma pedra atingir a residência onde ele morava, na madrugada deste sábado (16).
Cerca de 25 militares atuaram no resgate que durou mais de cinco horas. Lucas foi levado ao Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier. Outras cinco pessoas da família também estavam na casa e conseguiram ser resgatadas sem ferimentos.
Desesperada, a mãe do rapaz, Juliana da Silva, de 35 anos, tentava contato com o filho durante o momento do resgate. Segundo o porta-voz do Corpo de Bombeiros, major Fábio Contreiras, foi necessário escorar alguns pontos para evitar que a pedra se movimentasse ainda mais.
Por conta do deslizamento, pelo menos três famílias precisaram ser retiradas da localidade, Além disso, um local onde ocorreu um deslizamento há, pelo menos, três meses, também está sendo vistoriado pelos órgãos municipais para verificar a possibilidade de deslizamento na região.
De acordo com o subprefeito da Zona Norte, Diego Vaz, as famílias já estão sendo cadastradas no Aluguel Social e, futuramente, a Prefeitura vai implementar na comunidade o projeto Morar Carioca.
Entretanto, o programa ainda segue em fase de atualizações pela Secretaria Municipal de Habitação. Para esta segunda-feira (18), está prevista uma reunião, às 10h, entre a Defesa Civil e os órgãos municipais competentes.
Além disso, neste domingo (17), deve acontecer a demolição de duas casas na comunidade, condenadas como áreas de risco pela Defesa Civil Municipal.