A deputada estadual Lucinha, do PSD, é condenada pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio. A decisão foi tomada por maioria de votos em sessão realizada nesta segunda-feira (5). A parlamentar foi condenada a 4 anos, 5 meses e 10 de prisão em regime semiaberto e perda de mandato. Ela também vai ter que pagar uma indenização de cerca de R$ 174 mil.
De acordo com as investigações do Ministério Público, a deputada teria proposto a nomeação de Baltazar Menezes dos Santos como assessor de gabinete na Assembleia Legislativa entre 2011 e 2015, mas segundo a apuração, ele prestava serviços particulares para a política, em centros comunitários que seriam mantidos por Lucinha.
A denúncia por desvio do dinheiro público passou a ser investigada depois que o pedreiro Baltazar Menezes dos Santos entrou com uma ação na justiça trabalhista.
Procurada, a defesa de Lucinha afirmou que tem certeza da improcedência da denúncia e que vai recorrer da decisão. ((Os advogados citam que a decisão do colegiado não foi unânime e que o funcionário era efetivamente assessor parlamentar.))
Ainda de acordo com a defesa, a acusação se baseia somente nas declarações de Baltazar em ação trabalhista contra a parlamentar.