Justiça Federal condena o ex-prefeito de Nova Friburgo por desvio de verbas públicas

Dermeval Barboza Neto e José Ricardo de Carvalho foram condenados a 9 anos, 10 meses e 10 dias de reclusão

Por Guilherme Faria

Justiça Federal condena o ex-prefeito de Nova Friburgo por desvio de verbas públicas
Dermeval Barboza Moreira Neto
Divulgação

A Justiça Federal condena o ex-prefeito de Nova Friburgo, Dermeval Barboza Moreira Neto, por desvio de verbas públicas destinadas ao socorro das vítimas da tragédia que atingiu a Região Serrana do Rio em 2011. O ex-secretário municipal José Ricardo Carvalho de Lima e um empresário também foram condenados. 
 
De acordo com a denúncia feita pelo Ministério Público Federal, os três participaram de um esquema para desviar recursos federais que deveriam ser utilizados para auxiliar as vítimas e reconstruir o município. 
 
Dermeval Barboza Neto e José Ricardo de Carvalho foram condenados a 9 anos, 10 meses e 10 dias de reclusão. O ex-prefeito e o ex-secretário também vão ter que ressarcir os cofres públicos em aproximadamente R$ 171 mil, cada um, assim como o empresário. Eles vão poder recorrer em liberdade. 
 
As investigações apontaram que os réus se aproveitaram do estado de calamidade pública decretado após a tragédia para justificar contratações diretas, sem a devida licitação. Também houve obstrução da fiscalização, com respostas omissas ou tardias a requisições do MPF. 
 
Aproximadamente 900 pessoas morreram na Região Serrana do Rio após as fortes chuvas que atingiram os municípios em janeiro de 2011. Nova Friburgo foi uma das cidades mais afetadas pelo temporal. 
 
A BandNews FM tenta contato com as defesas dos citados. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais