Lagoa Rodrigo de Freitas volta a registrar presença de frango d'água

Projeto de naturalização do trecho no Parque do Cantagalo está na fase 3

Por Vinícius Calixto (sob supervisão)

Lagoa Rodrigo de Freitas volta a registrar presença de frango d'água
Frango D'água
Reprodução

O processo de naturalização da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio, que está recompondo trechos do espelho d'água que haviam sido urbanizados, resgatou espécies que estavam desaparecidas. Uma delas, é o frango d'água, ave que antes era presença constante nas lagoas do litoral carioca.  

Na última semana, o biólogo e coordenador do projeto, Mário Moscatelli, registrou imagens de um ninho com três ovos sendo protegidos por uma fêmea frango d'água.

Segundo Mário Moscatelli, a naturalização da Lagoa, no trecho do Parque Cantagalo, criou condições ambientais para a melhor reprodução da espécie.

Além dos frangos, o projeto também ajuda a outros tipos de aves a se reproduzirem e se alimentarem no local, trazendo uma melhora para o ecossistema.

O biólogo e coordenador, Mário Moscatelli, alerta para os perigos contra os animais. Ele reforça que ao passear com cães sem a guia, aumenta o risco dos cachorros correrem atrás dos frangos d'água.

O projeto de naturalização do trecho no Parque do Cantagalo está na fase 3. A pista para ciclistas, que passava na área de naturalização, teve o trajeto desviado.

Mais notícias

Carregar mais