Apesar das frequentes denúncias e até ações do poder público contra os lava-jatos clandestinos na Avenida Leopoldo Bulhões, 26 pontos de lavagem de veículos estavam em pleno funcionamento nesta sexta-feira, na via que liga os bairros de Bonsucesso e Benfica, na Zona Norte do Rio. Em outro ponto, outros dois lava-jatos funcionavam na Rua Visconde de Niterói, na Mangueira.
Sem a autorização dos órgãos públicos para funcionar, os estabelecimentos ocupam uma faixa da via. Quem tenta caminhar pela calçada é impedido, já que sofás e equipamentos também são utilizados nos locais.
Nesta sexta-feira (26), a equipe da BandNews FM flagrou diversos motoristas utilizando os lava-jatos ilegais.
O ouvinte Fábio Araújo, que passa frequentemente pela região, afirma que os estabelecimentos funcionam como se não houvesse irregularidades.
Os lava-jatos clandestinos retornam um mês após uma operação da Prefeitura do Rio, que encerrou 21 ligações clandestinas de água e luz. Outra ação, em abril, 17 pontos foram interditados. Diversos materiais utilizados nos estabelecimentos foram apreendidos.
Em dezembro do ano passado, uma operação das polícias Civil e Militar constatou que o tráfico de drogas das regiões explorava os serviços, cobrando taxas diárias de R$ 30.
Em nota, a Secretaria Municipal de Ordem Pública afirmou que, desde novembro do ano passado, realizou mais de 10 operações para coibir a ação ilegal, que resultaram na remoção de 114 lava-jatos clandestinos. No período, foram desfeitos mais de 300 pontos de furtos de energia e água.