Notícias

Licitação de barcas entre aeroportos do Rio tem data marcada

Segundo especialistas ouvidos pela BandNews FM, caso o projeto siga adiante, há o risco de que o serviço seja subutilizado

Por Pedro Dobal

Projeto barca aeroporto
Projeto barca aeroporto
Reprodução

A proposta de criação de uma linha de barca entre os aeroportos Santos Dumont e Internacional Tom Jobim pode esbarrar na baixa demanda de passageiros para ser concretizada. Segundo especialistas ouvidos pela BandNews FM, caso o projeto siga adiante, há o risco de que o serviço seja subutilizado.

O edital para a conexão entre os dois terminais foi lançado nesta quinta-feira (25), e a licitação está marcada para o dia 6 de junho.

Segundo a Prefeitura do Rio, a ideia é que o trajeto evite os engarrafamentos e a falta de segurança das vias expressas, além de apresentar um atrativo turístico devido à paisagem da Baía de Guanabara. Nas justificativas do edital, o município destaca que a Linha Vermelha é uma das vias mais saturadas e perigosas da cidade.

O secretário municipal de Coordenação Governamental, Jorge Arraes, conta que a passagem vai custar, no máximo, 20 reais. O trajeto deve durar cerca de 45 minutos, com intervalo de 15 minutos entre os embarques.

O investimento previsto para implantação e compra das embarcações é de R$ 106 milhões, sendo que a Prefeitura pode investir até R$ 24 milhões. A empresa que tiver a proposta com menos despesas para o poder público vai ser a vencedora da licitação, com o direito de operar o serviço pelo prazo de 30 anos. A concessionária ainda terá que repassar 3% da receita com a tarifa ao município.

No ano passado, três consórcios tinham manifestado interesse em elaborar estudos para assumir a operação, mas apenas dois seguiram adiante.

O edital prevê sete embarcações 100% elétricas, com capacidade para transportar até 100 passageiros cada entre o Santos Dumont e a Ilha do Governador, onde ônibus elétricos vão fazer a conexão até o Galeão.

Na avaliação do diretor da FGV Transportes, Marcus Quintella, o projeto nos moldes previstos pelo município pode ser inviável economicamente

A engenheira de transportes Eva Vider argumenta que o trajeto tem potencial turístico, mas não deve ter um papel relevante para facilitar o acesso aos terminais.

A Prefeitura do Rio alega que o projeto faz parte de um conjunto de medidas para que o Galeão retome o protagonismo na malha aérea. No ano passado, o Governo Federal decidiu restringir os voos no Santos Dumont, para estimular a movimentação de passageiros no Tom Jobim.

Entre 2021 e 2023, o número de passageiros no terminal internacional dobrou. Apenas nos três primeiros meses deste ano, foram 3,5 milhões de passageiros, metade do registrado em todo o ano passado.

Tópicos relacionados