Em recuperação judicial, a Light anuncia a saída de Octavio Pereira Lopes no cargo de CEO da companhia. Alexandre Nogueira vai assumir a função. Nogueira ocupava a diterotia de Regulação e Relações Institucionais. A decisão foi tomada em colegiado durante reunião do Conselho de Administração.
Nogueira foi diretor de regulação da Energisa, onde trabalhou por 22 anos. Ele deixou a empresa em 2022, no mesmo cargo de diretoria que ocupava na Light.
A transição, que vai durar até a conclusão do processo de reestruturação da empresa ou até o fim deste ano, ocorre em um momento em que a Light tenta negociar com os credores uma saída extrajudicial para o imbróglio fiscal que passa a companhia.
A Light SESA, principal distribuidora de energia do Rio de Janeiro, tem enfrentado diversos desafios nos últimos anos. O grupo Light entrou em recuperação judicial na Justiça do Rio relatando um desequilíbrio financeiro próximo dos R$ 11 bilhões. O pedido foi apresentado pela holding, já que concessionárias públicas de energia não podem, por lei, entrar em recuperação.
A ação, defendida por Octavio Lopes, é alvo de contestações. Representantes de mais de três milhões de investidores que emprestaram R$ 5 bilhões à empresa chegaram a chamar a RJ de "imoral".
A holding e sua subsidiária ainda enfrentam o desafio da renovação da concessão, que vence em 2026. A saúde financeira e o compromisso fiscal são algumas das contrapartidas exigidas pelo Ministério de Minas e Energia e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Certas particularidades da recuperação judicial podem dificultar o andamento do processo.
Na reunião do conselho ainda foi aprovada a indicação de Ricardo Baras para o Conselho Estatutário da Light.