Após falha em elevadores fechar Cristo Redentor, Light vai monitorar oscilações na rede

Na tarde de terça-feira (8), os acessos ao monumento ficaram fechados por duas horas e meia

Por Pedro Dobal

Após falha em elevadores fechar Cristo Redentor, Light vai monitorar oscilações na rede
Elevadores do Cristo Redentor
Reprodução

Um dia depois dos elevadores do Cristo Redentor pararem de funcionar devido a picos de energia, a concessionária Light instalou um aparelho na central elétrica do Corcovado para monitorar as oscilações na rede.

Na tarde de terça-feira (8), os acessos ao monumento ficaram fechados por duas horas e meia por determinação do ICMBio. 

A medida surpreendeu os turistas. Foi o caso da comerciante Linivalda dos Santos, que veio da Bahia com o sonho de conhecer o Cristo Redentor, mas teve que mudar o roteiro da viagem.

Ontem encontramos muita gente, muita aglomeração. A gente não podia fazer nada. Infelizmente, viemos hoje. Era o meu sonho conhecer o Cristo Redentor e aconteceu de não dar certo, mas hoje o meu sonho foi realizado depois de 50 anos.

A chefe do Parque Nacional da Tijuca, Viviane Lasmar, explica que o fechamento foi necessário, já que a escadaria seria a única opção para chegar ao monumento.

A gente sabe que recebe um público que não está preparado para subir escadas. Pessoas mais idosas e pessoas com deficiência. Então, a gente entendeu que era melhor suspender do que a pessoa chegar aqui e ficar insatisfeita, porque não tem os equipamentos apropriados.

Nesta quarta (9), apenas um dos três elevadores seguia interditado para manutenção. Um plano apresentado pelo ICMBio prevê a substituição de todos eles por modelos mais modernos, que devem ser entregues até o fim do ano. 

O Procon Estadual pediu esclarecimentos sobre o caso em um prazo de 24 horas.

Segundo o Trem do Corcovado, responsável pela manutenção dos elevadores, o problema foi causado pelas falhas na rede elétrica. No início do ano, a concessionária chegou a processar a Light devido às interrupções no abastecimento.

Um documento obtido pela BandNews FM aponta que uma das duas redes que abastecem o Cristo Redentor e as antenas do Sumaré "apresentou diversos pontos de defeito". O texto ainda destaca que a "recorrência das falhas e o desgaste do cabo impossibilitam a recuperação". 

Geradores foram instalados em um estacionamento e vão servir como alternativa em caso de interrupção no fornecimento enquanto uma nova rede está sendo construída.

Em nota, a Light disse apenas que o fornecimento na região está normalizado e realiza obras de melhoria.

Essa foi a segunda vez que a visitação ao Cristo foi suspensa em menos de um mês. Há três semanas, uma fiscalização do Procon fechou os acessos ao Corcovado um dia depois da morte de um turista gaúcho.

Jorge Alex Duarte, de 54 anos, morreu depois de passar mal enquanto subia a escadaria do Cristo. Segundo a família, o posto médico estava fechado e não havia ambulância no local. O caso é investigado pela Delegacia do Consumidor, que ainda deve ouvir representantes do Trem do Corcovado e do ICMBio. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais