Uma das principais vias do estado do Rio, a Linha Vermelha foi fechada ao menos oito vezes desde 2020 por conta de tiroteios e operações policiais. Na segunda-feira (26), motoristas ficaram no meio do fogo cruzado entre agentes e criminosos durante ação no Complexo do Maré. A via teve que ser interditada durante a manhã.
O ouvinte da BandNews FM, Jorge Luiz Barros, conta que chegou a ser atacado por criminosos enquanto tentava fugir.
Ainda neste ano, em maio, o trânsito também foi interditado na região do conjunto de favelas da Zona Norte após policiais terem sido atacados por criminosos enquanto agentes averiguavam a denúncia de pessoas arremessando pedras em carros.
Já em março, uma tentativa de assalto a um ônibus fez com a Polícia Militar bloqueasse duas faixas da via, em ambos os sentidos, devido a troca de tiros com os assaltantes novamente na região da Maré.
Em setembro de 2021, a via expressa foi fechada por cerca de cinco minutos após tiroteio durante operação policial nas comunidades Furquim Mendes, Ficap e Dick. No mês de julho daquele ano, uma ação no Parque União e um confronto na Prainha, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, também interditaram o trânsito.
Em 2020, em setembro, um policial militar entrou por engano na comunidade do Caju, na Região, o que causou tiroteio e a interdição do sentido Centro. No mesmo ano, em dezembro, o fechamento ocorreu devido a tiroteio na mesma região.
A RJ-071, ou Via Expressa Presidente João Goulart, liga a capital à Baixada Fluminense.