Lula brinca com Eduardo Paes e cita pedido de Rio como capital honorária do Brasil

O evento, que vai até a próxima quinta-feira (13), reúne gestores de mais de três mil municípios

Por Guilherme Faria

Lula brinca com Eduardo Paes e cita pedido de Rio como capital honorária do Brasil
O prefeito Eduardo Paes está em Brasília e acompanhou a cerimônia de abertura
Moabe Ferreira/TV Band

O presidente Lula brinca com o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e cita o pedido para que a capital fluminense seja reconhecida como capital honorária do Brasil durante a abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, promovido pelo Governo Federal, em Brasília. O evento, que vai até a próxima quinta-feira (13), reúne gestores de mais de três mil municípios. 
 
Entre os objetivos do encontro está facilitar o acesso das cidades a informações, recursos e ferramentas voltados para gestores municipais e estaduais. 
 
O prefeito Eduardo Paes está em Brasília e acompanhou a cerimônia de abertura, na manhã desta terça-feira (11). Na ocasião, o presidente Lula citou, durante o discurso, os pedidos feitos por Paes, e disse, em tom de brincadeira, que o prefeito do Rio "pega dinheiro todo dia". 

A coisa mais importante é que eu atendo tanto os prefeitos, que o Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, além de pegar dinheiro todo dia, quer que eu devolva ao Rio a capital do país. Aí não é possível, porque a Bahia reivindicou, porque já foi capital primeiro que o Rio. Então nós estamos numa disputa aí, que eu não sei como é que a gente vai resolver isso.

Para realizar a proposta, a Prefeitura do Rio realizou um estudo de 61 páginas, que sugere, entre outros pontos, a proibição de transferências de órgãos federais sediados no município e a autorização da instalação da sede da Embratur na cidade. 
 
Segundo Eduardo Paes, o plano é simbólico e repararia a transferência da capital para Brasília e a fusão dos antigos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro. A intenção é que o documento seja assinado em julho, quando deve ser realizado o encontro da cúpula do Brics - grupo de países emergentes que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul - na capital fluminense. 
 
A abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília, também teve a presença de ministros, governadores e parlamentares, incluindo os presidentes da Câmara, Hugo Motta, e do Senado, Davi Alcolumbre. 
 
Na agenda do evento está, também, o anúncio dos detalhes da segunda etapa do Novo PAC Seleções, marcado pelo Governo Federal para esta quarta-feira (12). 
 
O programa vai destinar cerca de R$ 50 bilhões para obras de infraestrutura urbana, abastecimento de água, equipamentos da saúde, da educação, do esporte, além de empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais