O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva faz crítica às obras paralisadas pelas gestões passadas no Rio de Janeiro.
A declaração aconteceu, nesta quinta-feira (18), durante agenda em Salvador, na Bahia, quando o político lembrou das fortes chuvas do final de semana, que deixaram 12 mortos e estragos principalmente na Zona Norte da capital e na Baixada Fluminense.
De acordo com o presidente Lula, as obras estavam previstas desde 2013.
Para o fim de semana, há previsão de mais chuva forte. De acordo com o sistema Alerta Rio, o município vai apresentar temperaturas instáveis, com previsão de pancadas moderada a forte entre a tarde e à noite, podendo estar acompanhadas de raios.
Na capital fluminense, são 194 pontos de apoio cadastrados para onde os moradores devem ir em caso de chuvas fortes. Também esse ano, as sirenes passaram não somente a tocar diante do risco de deslizamentos. Um aviso meteorológico passou a avisar os moradores sobre a aproximação de chuvas. A orientação é que a população acione a Defesa Civil pelo número 199.
Na Baixada, a cidade de Duque de Caxias informou que está com o efetivo nas ruas trabalhando na limpeza de canais e redes drenagem, principalmente nas áreas mais afetadas.
Já a Prefeitura de Belford Roxo destacou que a Defesa Civil já conta com mais de 68 mil pessoas cadastradas para receber alertas referentes às condições do tempo pelo celular, via SMS.
Em nota, o município Nilópolis afirmou que os agentes públicos estão em estado de alerta para atender à população em caso de emergência.