Mais de 150 pessoas buscam emergência após contato com pomadas modeladoras

Atendimentos aconteceram apenas entre segunda (25) e terça-feira (26)

Por Giovanna Faria

Mais de 150 pessoas buscam emergência após contato com pomadas modeladoras
Daniel Soranz destaca que a situação tem sobrecarregado a emergência da unidade
Divulgação/ Prefeitura do Rio

Em apenas dois dias, 177 pessoas foram atendidas na emergência oftalmológica do Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro, com queimaduras nas córneas devido ao contato de pomada modeladora de cabelos com os olhos. Os atendimentos aconteceram apenas entre segunda (25) e terça-feira (26). A informação é do secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os pacientes relataram que fizeram tranças ou outros penteados fixados com o produto para passar o dia de Natal e, ao molharem os cabelos, a água com o ingrediente químico acabou escorrendo.

Daniel Soranz destaca que a situação tem, inclusive, sobrecarregado a emergência da unidade hospitalar.  

A lesão pode causar irritação e inchaço nos olhos, visão turva e até cegueira temporária, além de causar bastante dor. O médico oftalmologista Gustavo Bonfadini indica o que fazer nessas situações.  

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde, a  Vigilância em Saúde e o Instituto de Vigilância Sanitária tentam identificar quais foram as marcas dos produtos usados e em quais estabelecimentos os penteados foram feitos, já que algumas pomadas estão com a comercialização e uso suspensos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Mais notícias

Carregar mais