Apenas dois dos 23 túneis vistoriados pelo Corpo de Bombeiros desde a semana passada estão regulares junto à corporação, contam com o Certificado de Aprovação e cumprem todas as medidas de segurança contra incêndio e pânico previstas em lei.
Somente os túneis construídos na Zona Portuária após a derrubada da perimetral têm aprovação dos Bombeiros, o Marcello Alencar e o Rio450. Os dois foram inaugurados em 2015 e 2016.
As vistorias preventivas começaram na sexta-feira (9), depois que um incêndio em um caminhão no Túnel da Covanca provocou cenas de desespero na Linha Amarela.
Entre os túneis não aprovados, estão alguns dos mais movimentados da cidade. Um deles é o Túnel Rebouças, uma das principais ligações entre a Zona Norte e a Zona Sul, por onde passam diariamente 160 mil veículos.
O túnel Santa Bárbara, que liga Laranjeiras ao Centro, também não tem o certificado de aprovação. Mesma situação dos Túneis Zuzu Angel e Rafael Mascarenhas, na Gávea, Noel Rosa, na Tijuca, dos túneis da Transolímpica e muitos outros.
O especialista em prevenção de incêndios Wesley Pinheiro reforça a necessidade de intensificar a fiscalização não só após ocorrências como a da Linha Amarela.
Os responsáveis foram notificados. Se a situação não for regularizada em 60 dias, os Bombeiros podem aplicar multas ou até mesmo interditar as estruturas.
Motoristas relatam que chegam a sentir medo de passar por alguns dos túneis da cidade.
No caso do Túnel da Covanca, a concessionária que administra a Linha Amarela disse que realizou uma manutenção corretiva, garantindo a operação normal da via, e afirmou que segue à disposição dos órgãos competentes.
Os bombeiros já receberam da Lamsa os documentos que comprovam a manutenção do sistema de ventilação e exaustão, mas a empresa ainda não regularizou todas as medidas de segurança contra incêndio para receber o certificado de aprovação.
Das mais de 100 pessoas que precisaram ser atendidas depois do incêndio de quinta-feira, muitas por inalação de fumaça, nove seguem internadas. Um dos pacientes está em estado grave no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla.