Mais de 70 aves silvestres ilegais foram resgatadas em uma casa em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A ação da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e da Polícia Rodoviária Federal aconteceu nesta sexta-feira (20) no bairro Olavo Bilac. Os agentes chegaram ao local após monitoramento da chegada das espécies por rodovias federais.
Um homem foi encaminhado à delegacia para prestar esclarecimentos. Segundo a Polícia, ele é apontado como um dos maiores traficantes de aves na localidade.
O delegado responsável pelo caso Wellington Vieira informou que entre as espécies encontradas estão canários, trinca ferros, sabiás e tico-ticos. Os animais estavam presos em gaiolas pequenas e sujas.
A ação fez parte da décima fase da Operação Liberdade, de combate aos maus-tratos a animais, tráfico de animais silvestres e outros crimes ambientais.
Na fase anterior da operação, quinze pessoas foram presas enquanto usavam um galpão para realizar um torneio de canto clandestino de pássaros silvestres também na Baixada Fluminense.