Notícias

Manchas em Copacabana e Botafogo não são de extravasamento, diz Águas do Rio

Por conta da ressaca, os barcos que estavam atracados na Enseada de Botafogo e na Urca foram arrastados para as areias das praias

Priscila Xavier

Barcos que estavam atracados na Enseada de Botafogo e na Urca foram arrastados para as are
Barcos que estavam atracados na Enseada de Botafogo e na Urca foram arrastados para as are
Ouvinte BandNews FM

A concessionária Águas do Rio afirma que as manchas escuras que apareceram em diversos pontos das areias das praias de Copacabana e Botafogo, na Zona Sul do Rio, não são provenientes do extravasamento de galerias de águas pluviais.  

De acordo com a empresa, as manchas foram causadas pela maré alta e a ressaca, que jogaram a água do mar para a areia.

O ciclone extratropical que chegou ao Rio provocou ondas que chegaram a 4 metros de altura. A força da água derrubou a estátua de "São Pedro do Mar", uma escultura de bronze, pesando 100 quilos e com 1,80 de altura.  

A escultura estava chumbada sobre uma pedra, no meio da Baía, em frente à Avenida Portugal, na Urca, também na Zona Sul. Os bombeiros realizam buscas para içar a peça.  

Por conta da ressaca, os barcos que estavam atracados na Enseada de Botafogo e na Urca foram arrastados para as areias das praias. A ação foi percebida por ouvintes da BandNews FM, que passavam pelos trechos.

Desde quinta-feira, a Marinha do Brasil alerta para a forte ressaca. A orientação é para que frequentadores evitem banhos de mar, atividades esportivas e de navegação e pesca.