Notícias

Máquina sustentável de venda de água é instalada em Copacabana

Turistas e moradores podem levar copos e garrafas de até 500ml até o posto 4 da orla

Por Bruna Bittar (sob supervisão)

Máquina de água foi instalada na Praia de Copacabana
Máquina de água foi instalada na Praia de Copacabana
Reprodução

A Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, recebeu uma máquina sustentável para a venda de água. A iniciativa, que fez parte do lançamento do projeto Praia Circular, oferece à população a comercialização a granel, por um real. 

O valor é cobrado a cada 500ml de água. Para encherem os objetos, turistas e moradores podem levar copos e garrafas até o posto 4 da orla de Copacabana.

O projeto Praia Circular foi implementado nesta terça-feira (7) pela União Europeia, em parceria com a RioTur, com a Orla Rio e com representantes do setor turístico.

O objetivo do novo programa é implementar iniciativas para a redução do consumo de plástico na orla, com o engajamento de parceiros comerciais a adotarem boas práticas e novos modelos de negócios que tenham como base a redução do consumo, substituição de plásticos considerados críticos e ampliação da recuperação de resíduos para reciclagem.

As atividades voltadas para as empresas privadas, hotéis, restaurantes, quiosques e barracas, além de prestadores de serviços, como instrutores esportivos, serão coordenadas pela Riotur, em parceria com o Recicla Orla. 

Outras ações devem ser apresentadas nas praias cariocas nos próximos meses. Dentre as principais, está a implementação de um sistema de reuso de copos retornáveis, envolvendo a rede hoteleira e barracas.

Tópicos relacionados