BandNews FM Rio de Janeiro

Marina Silva afirma buscar acordo para fim da greve de Servidores Ambientais

Ministra Marina Silva afirma buscar acordo para fim da greve de Servidores Ambientais

Por Myllena Vianna

Marina Silva afirma buscar acordo para fim da greve de Servidores Ambientais
Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva
Agência Brasil

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirma que o Governo Federal está trabalhando para chegar a um acordo em relação à greve de servidores ambientais. Funcionários do Ibama, do ICMBio e do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) anunciaram a paralisação em janeiro, reivindicando reajuste salarial.

Em assembleias, os servidores rejeitaram a contraproposta do governo. Na terça-feira (5), uma reunião entre o Ministério da Gestão e Inovação (MGI) e representantes dos profissionais terminou sem acordo. Agora, os sindicatos dos trabalhadores querem uma reunião com a ministra Marina Silva.  

Em agenda no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (7), Marina disse que os servidores têm consciência sobre as questões ambientais e que o Governo tenta encontrar um caminho para resolver a situação.

Marina Silva também falou sobre o desmatamento no cerrado. Segundo a ministra, os planos de prevenção e controle já estão sendo implementados. Ela disse ainda que, neste mês, os 19 Ministérios que fazem parte do plano vão se reunir para discutir o tema.  

Durante a primeira reunião do ano do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), realizada em Brasília, na quarta-feira (6), o órgão apresentou uma projeção de que a taxa anual de desmatamento pode chegar a 12 mil km², se continuar no mesmo ritmo registrado entre o segundo semestre do ano passado e os primeiros meses de 2024. Segundo os dados, o bioma perdeu 11 mil km² de vegetação em 2023.  

Apesar de ter havido queda de 4% no desmatamento na região nos primeiros meses do ano, segundo Marina Silva, os números ainda são altos.

A ministra participou do evento "Justiça Climática, em tempos de transformação", no Museu do Amanhã, na Zona Portuária do Rio.

Mais notícias

Carregar mais