No mês da consciência negra, órgãos e instituições públicas e privadas do Rio prepararam programações especiais com eventos e atividades em celebração ao orgulho negro. Entre elas, o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira, a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (CPIR), CCBB, e as secretarias de Cultura, Educação, Assistência Social, Turismo, Desenvolvimento Urbano e Econômico.
Confira a lista das ações e atividade para o Novembro Negro preparada pela Band News:
7/11
Visita do Rei de Angola, Tchongolola Tchongonga-Ekuikui VI, 37º soberano do reino subnacional do Bailundo, região central de Angola. Horário: 9h às 13h. Local: Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada: Livre (evento com lotação esgotada).
8/11
Neap Fest - ITI: Oficinas e contação de histórias no espaço livre. Horário: 9h às 12h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca: Livre.
9/11
Neap Fest - ITI: Oficinas e contação de história. Espaço livre. Horário: 9h às 12h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.
10/11
Grupo de gênero VIJ, UniRio, Muhcab, SPM-Rio. 14h às 16h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.
11/11
Coletivo Black Chamas: movimento que exalta e honra a força da ancestralidade de pessoas negras. Roda de conversa e acolhimento para a promoção da equidade racial. 9h, Sala de Leitura da Cidade das Artes. Entrada gratuita
Café das Pretas. 9h às 17h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre
Roda de Samba do Bar - Nego Álvaro. 10h às 22h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre
Lançamento do livro "Entre a escravidão e liberdade" 13h30 às 16h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre
12/11
Roda de samba e ensaio - Projeto casa funk.
12h às 17h -Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.
14/11
Projeto liderança feminina - Instituto Fundação João Goulart: Realização de desfile, para empoderamento e elevação de confiança para mulheres que trabalham na prefeitura do Rio de Janeiro em cargos de segurança.
12h às 17h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.
Identidades abertas. 15h às 17h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.
15/11
Yèle Sira - Um show Afro Poético: O concerto é composto por nove composições autorais e faz um híbrido entre diversas linguagens artísticas.10h às 17h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.
17/11 a 20/11
Evento Africa Mundi Celebra Zumbi: grande comemoração do Novembro Negro, com programação de shows, seminários e feiras durante o dia. Iluminação dos Arcos da Lapa com as cores da africanidade. Arcos da Lapa. Evento gratuito.
20 a 24/11
Dia de Turista: visita ao Cais do Valongo e MUHCAB - Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira. Samba da Dida: roda de samba.15h às 21h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.
25 a 26/11
Encontro das baianas de acarajé. 9h às 17h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.
35 anos da Fundação Palmares e lançamento do Ajeum Fest/llê aiê: Comemoração de aniversário da Fundação Palmares.10h às 22h, Muhcab (Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa). Entrada franca. Livre.
Festival Gastronomia Preta: comida boa, samba, diversão. O evento contará com a cozinha Show Benê Ricardo, Ciclo de Debates Mussum, shows na Praça da Pira, com a bateria da Beija-Flor de Nilópolis. 9h às 20h. Local: Praça da Pira e no CCBB. Entrada franca. Livre.