Metrô na Superfície será encerrado na noite desta sexta-feira

Seis linhas de ônibus municipais vão passar a fazer a integração

Por Vinícius Calixto

Metrô na Superfície será encerrado na noite desta sexta-feira
Metrô na Superfície
Divulgação

Representantes das linhas de ônibus que vão substituir o 'Metrô da Superfície', que faz o trajeto entre Botafogo e Gávea, na Zona Sul do Rio, demonstram preocupação com a frota dos coletivos municipais. A informação é de uma fonte da Bandnews FM. Os donos das linhas acreditam que não há uma quantidade suficiente de coletivos para suprir as demandas. Seis linhas de ônibus municipais vão passar a fazer a integração.  

As linhas atendidas pelo novo modelo são as seguintes:

- 539 (Rocinha - Leme)

- 309 (Central - Terminal Alvorada)

- 538 (Leme-Rocinha)

- 548 (Metrô Botafogo - Terminal Alvorada)

- 583 (Cosme Velho- Leblon)

- 584 (Cosme Velho- Leblon)

Os usuários que utilizam o Metrô na Superfície fizeram um abaixo assinado contra o fim do serviço, que já não vai ser mais oferecido neste sábado (27). Até a manhã desta sexta-feira (26), o documento tinha cerca de 580 assinaturas.  

A BandNews FM esteve na estação de Botafogo e conversou com os passageiros. Eles relataram preocupação com a superlotação das novas linhas que vão operar.

Nesta sexta-feira, a reportagem ainda flagrou uma das linhas que va substituir o modal  operando com o aparelho de refrigeração sem funcionar. Todos os coletivos do Metrô na Superfície operavam com ar conicionado.  

O aumento do tempo de viagem também preocupa os passageiros. O auxiliar em tecnologia da informação, Iury Ramos, trabalha na Gávea, e aproveitava o serviço de 'Metrô na Superfície', que parava em pontos específicos. Ele contou que agora vai passar a sair de casa mais cedo porque os ônibus comuns param em todos os pontos.  

Procurada, a Secretaria Municipal de Transportes informou que vai intensificar a fiscalização nos coletivos e que vai cancelar o subsídio diário de ônibus flagrados com ar-condicionado desligado. A pasta disse ainda que vai observar a demanda de passageiros e ajustar o plano operacional em caso de necessidade.

Não haverá mudança de tarifa do Metro na Superfície, que continua em R$ 7,50

A integração deve ser feita com um cartão Riocard Mais, único meio de pagamento aceito. No intervalo de duas horas, a partir da primeira validação, será cobrado o valor da tarifa integrada. Após isso uma nova cobrança será realizada.

Questionado sobre o fim do serviço, o Metrô Rio disse que a medida foi adotada para que a concessionária concentre o trabalho no Metrô que é a sua área de expertise. A empresa afirma ainda que o novo modelo de integração oferece mais opções de linhas de ônibus. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais