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MetrôRio diz que terá conexões entre São Conrado e Gávea quando terminar obras

Caso está ligado a falta de previsibilidade do término da construção do metrô Leblon e Gávea

Por Pedro Dobal

MetrôRio diz que terá conexões entre São Conrado e Gávea quando terminar obras
Reprodução/MetrôRio

Diante da falta de previsibilidade para o término da construção do metrô entre Leblon e Gávea, o MetrôRio afirma que vai disponibilizar uma composição para fazer a conexão do meio de transporte entre São Conrado e Gávea, quando esse trecho estiver pronto. A informação é da Secretaria Estadual de Transporte e Mobilidade.

O projeto de retomada das obras não inclui uma ligação direta com o Leblon, apenas o trecho entre São Conrado e Gávea, que precisa apenas do término de escavação de 40 metros. A medida tem como objetivo reduzir os custos e tornar viável a entrega do serviço à população.

No caso da ligação Leblon-Gávea ainda resta um quilômetro e 200 metros a serem escavados. A Setram afirma também que esse trecho vai ser concluído quando for feita a expansão do metrô entre Gávea e a Estação Uruguai, mas não há um prazo estabelecido.

As obras estão paradas desde junho de 2015. Quase uma década depois das promessas, os moradores, que mais esperaram pela linha do metrô, já perderam as esperanças. O Carlos Affonso Ribeiro mora na Gávea há 63 anos e não consegue mais acreditar que a linha vá sair do papel. Ele lamenta a desilusão, uma vez que afirma que seria muito bom para o bairro e para a cidade.

É uma pena porque os moradores ficam muito prejudicados na sua mobilidade, porém, depois de tantas promessas, não acredito mais na conclusão das obras, nem na retomada, nem na conclusão das obras do metrô. É uma pena porque seria muito bom para o bairro, não só para o bairro, mas para a cidade do Rio de Janeiro, pois permitiria outras conexões, com a Tijuca, por exemplo. Espero que eu esteja enganado e que tudo que eu esteja falando não se concretize e que as obras sejam concluídas o mais breve possível.

Prevista para ficar pronta para os Jogos Olímpicos Rio 2016, a construção da estação da Gávea do metrô já custou R$ 9,5 bilhões aos cofres públicos. Ela começou a ser erguida pelo Consórcio Rio-Barra, que é o atual responsável pela linha 4, que faz a ligação entre Zona Sul e Barra da Tijuca, na Zona Oeste.

Em 2018, como não havia previsão para a retomada dos trabalhos, os engenheiros decidiram encher os buracos feitos nas obras com água, para evitar desmoronamentos.

O Termo de Ajustamento de Conduta elaborado pelo Governo do Rio em conjunto com o Ministério Público foi enviado ao Tribunal de Contas do Estado na terça-feira da semana passada (14) e corre em segredo de Justiça.

O Secretário Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis, disse que o Governo trabalha para ajustar o TAC ainda em maio, para que as obras comecem o quanto antes.

Estamos trabalhando muito para concluirmos o Termo de Ajuste de Conduta, o TAC, ainda no mês de maio, como havíamos prometido. Já fizemos todo o dever de casa com o Tribunal de Contas do Estado, e estamos aguardando o Tribunal liberar para a gente assinar e dar o memorial de início das obras ainda no mês de maio, para a gente começar a dar essa resposta à sociedade do Estado do Rio de Janeiro, que tanto a população espera.

O documento estabelece as mesmas medidas previstas no acordo entre o governo e a concessionária MetrôRio anunciado no ano passado. A proposta é que a empresa invista cerca de R$ 600 milhões na construção, em troca da prorrogação da concessão por 10 anos, até 2048.

No fim do ano passado, o governador Cláudio Castro chegou a dizer que teme que a estação desabe, apesar de estudos apontarem não haver problemas no local.

O Metrô Rio foi procurado sobre a disponibilização de uma composição para fazer o trajeto entre São Conrado e Gávea, mas não respondeu até o momento.

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