Milhares de frascos usados em emergência de enchentes são disponibilizados no RJ

Secretaria de Estado de Saúde emitiu alerta máximo e reforçou a disponibilidade das equipes de atendimento para os municípios

Por Pilar Copolilo (sob supervisão)

Milhares de frascos usados em emergência de enchentes são disponibilizados no RJ
Produto é utilizado para tornar a água potável
Luan Martins/Sesacre

Diante da possibilidade de temporal ao longo do fim de semana, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio já separou mais de 30 mil frascos de hipoclorito de sódio para envio aos municípios. O produto é utilizado para tornar a água potável, e é uma das primeiras necessidades de saúde da população após grandes temporais e enchentes.

A pasta emitiu alerta máximo e reforçou a disponibilidade das equipes de atendimento para os municípios.

Entre as medidas do plano de contingência estão a mobilização total do SAMU da capital e o envio de medicamentos e profissionais de saúde a municípios.  

No Centro de Inteligência em Saúde, no Rio Comprido, na Zona Norte, uma equipe do Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde (CIEVS) vai manter plantão 24h por dia, para monitoramento de possíveis desastres e acionamento imediato de equipes de profissionais de saúde.

Kits desastres contendo medicamentos - como antibióticos, analgésicos e antitérmicos, além de materiais como luvas cateteres, máscaras, seringas, agulhas ataduras e soro também estão disponíveis.

A secretária de saúde do Rio, Claudia Mello, reforça a mobilização das equipes de saúde, além da importância da colaboração de toda a população.

Mais notícias

Carregar mais