Ministério revoga resolução que limitava operação no aeroporto Santos Dumont

Segundo a pasta, a medida foi tomada, após debate envolvendo a Prefeitura e o Governo do Rio, a Infraero, a ANAC e companhias aéreas

Por Gustavo Sleman

Ministério revoga resolução que limitava operação no aeroporto Santos Dumont
Avião
Foto: Canva

O Ministério de Portos e Aeroportos revoga a resolução que limitava a operação no Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio, a voos de até 400 quilômetros. Segundo a pasta, a medida foi tomada nesta quarta-feira (8), após debate envolvendo a Prefeitura e o Governo do Rio, a Infraero, a Agência Nacional de Aviação Civil e companhias aéreas.  

A decisão deve ser publicada no Diário Oficial da União nesta semana e entrar em vigor em janeiro de 2024.

Com isso, o terminal vai operar sem restrição de destinos, mas com um limite de 6,5 milhões de passageiros por ano. No ano passado, o aeroporto recebeu mais de 10 milhões de passageiros, enquanto menos de 6 milhões passaram pelo Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Zona Norte, que conta com uma estrutura maior.  

Em nota, o Ministério informou que a revogação se baseou em critérios técnicos. A restrição de trajetos com base nas distâncias foi anunciada em agosto e fez com que diversas companhias migrassem voos para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Zona Norte. A medida foi tomada após meses de discussão entre autoridades e especialistas como forma de buscar um equílibrio entre os terminais.

Mais notícias

Carregar mais