Ministério propõe fusão do Gaffrée e Guinle com Hospital dos Servidores

A declaração foi feita pela Ministra da Saúde, Nísia Trindade, nesta terça-feira

Por Gabriela Marino

Ministério propõe fusão do Gaffrée e Guinle com Hospital dos Servidores
A declaração foi feita pela Ministra da Saúde, Nísia Trindade
Divulgação

A ideia de fundir o Hospital Federal dos Servidores, que fica no bairro da Saúde, na Zona Central do Rio, com o Hospital Universitário Gaffrée Guinle, localizado no Maracanã, na Zona Norte, é para potencializar as unidades federais. A declaração foi feita pela Ministra da Saúde, Nísia Trindade, nesta terça-feira (29), durante coletiva de imprensa em um hotel na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.  

Segundo Nísia Trindade, os hospitais federais estão atendendo a população com muita precariedade. Dessa forma, vai ser assinado um acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o Ministério da Saúde, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), o Hospital Gaffrée Guinle, da UniRio, e o Hospital dos Servidores, para dar início ao processo de fusão.  

Então, primeiro, nós estamos com o programa de reestruturação dos hospitais federais do Rio de Janeiro, com foco em atendimento à população, abertura de leitos, abertura de serviços, de emergência nos hospitais que a têm, e fazer com que esses hospitais retornem a ser hospitais de referência, plenamente integrados ao SUS e também afinados com que, de melhor, pode haver em termos de gestão hospitalar. Quer dizer os hospitais federais, é importante dizer isso, eles estão entendendo a população, mas com muita precariedade, sem o uso pleno da sua capacidade, é isso que nós vamos mudar. Então, é um trabalho a ser feito com o que há de melhor também hoje nesses hospitais, mas fazendo esse processo de recuperação, de reestruturação em benefício da saúde da população do Rio.

Na mesma linha, com a intenção de recuperar hospitais federais, no dia 15 de outubro, foi publicado no Diário Oficial da União a decisão da transferência da administração do Hospital Federal de Bonsucesso para o Grupo Hospitalar Conceição. O mesmo aconteceu com Complexo Hospitalar da UFRJ para a Ebserh, em julho. Além disso, no mesmo período, também houve a municipalização do Hospital Federal do Andaraí.

Nesta terça-feira (29), aconteceu o primeiro evento da reunião de ministros de Saúde do G20 sediado no Brasil. O tema principal foi o combate a desinformação em saúde: desafios e soluções. Foram debatidos assuntos como a questão da vacinação no Brasil, a produção de vacinas, medicamentos e insumos para a saúde.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais