O Ministério de Minas e Energia (MME) envia à Petrobras oito nomes para compor o Conselho de Administração da estatal.
Entre os indicados, está o atual presidente da companhia, Jean Paul Prates, que deve ser reconduzido no cargo. A indicação ocorre após tentativas de fritura contra Prates, capitaneada por integrantes do Partido dos Trabalhadores.
Além de Jean Paul, Pietro Mendes; Vitor Saback; Renato Galuppo; Bruno Moretti; Sergio Machado Rezende; Benjamin Rabello Filho e Ivanyra Correia também foram apresentados pela pasta de Minas e Energia à petroleira.
A avaliação de integrantes da estatal consultados pela BandNews FM é de que os nomes que podem ser reconduzidos: os de Mendes, Saback, Galuppo e Rezende, estão mais bem colocados.
O Governo Lula deve eleger seis dos indicados. Outras 5, das 11 cadeiras, são de atribuição dos acionistas minoritários e do representante dos empregados da Petrobras.
A Assembleia Geral Ordinária (AGO) que irá eleger os novos membro está marcada para o dia 25 de abril. Após a eleição em assembleia, eles devem passar pela avaliação do Comitê de Pessoas (Cope) e Elegibilidade (Celeg) da companhia.