Moradores da comunidade do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, realizaram um protesto em frente ao Palácio Guanabara, em Laranjeiras, nesta terça-feira (6), reivindicando o reajuste do aluguel social e a realização das obras prometidas pelo Governo do Estado e pela Prefeitura na região.
Haroldo Alves, morador da comunidade há mais de 20 anos, explicou que há um rio assoreado que passa pela região e alaga sempre que chove forte. Os moradores foram retirados pela primeira vez há quase 10 anos e até hoje recebem o mesmo valor como ajuda: R$ 400,00.
"Tem problema de assoreamento sempre. Foi feita a obra do PAC dois e nesta obra removeu-se as casas que estavam lá e outras que também estavam lá perto do Manguinhos e nessa as pessoas ficaram a ver navios, não receberam seus valores. A grande reivindicação deles é isso. Que eles não receberam os imóveis e não receberam os valores. São duas mil quatrocentos e sessenta e duas famílias. E há quase dez anos esses moradores eles não estão recebendo nada. Eles continuam recebendo quatrocentos reais por mês sem reajuste algum. Até agora tiveram várias reuniões e o que eles falam é que nada pode ser feito"
Em nota, o Governo do Estado afirma que os projetos de construção de moradias no Jacarezinho estão em fase de desenvolvimento pela Secretaria de Habitação de Interesse Social e que algumas obras aguardam licenciamento junto ao município.
Já a Prefeitura do Rio não se manifestou.