Moradores da Lagoa, na Zona Sul do Rio, reclamam da insegurança no trecho do Parque do Cantagalo. Quem frequenta a região afirma que a situação se agravou após a Prefeitura realizar uma obra e instalar um jardim para impedir o alagamento em dias de chuva.
O problema das inundações foi resolvido, mas a ciclovia, que antes beirava a Lagoa Rodrigo de Freitas, precisou ser desviada para o entorno do Parque. Com o desvio, uma árvore impede que os pedestres e ciclistas vejam o que está após a curva.
Os criminosos se aproveitam da situação para praticar os assaltos, se escondendo na mata e, até mesmo, nos pedalinhos para surpreender as vítimas.
O funcionário público Gilberto Machado caminha na região todas as manhãs. Ele reclama da falta de policiamento.
O nível de policiamento diminuiu consideravelmente, praticamente extinguiu-se. Não é que não tenha, mas diminuiu consideravelmente. Mas isso não quer dizer que tenha aumentado ou esteja ocorrendo, na parte da manhã, que eu venho aqui, o nível de ocorrências desse tipo. Agora, não posso dizer isso da parte da tarde e da noite, que aí são outros cinquenta, é outra situação bem diferente. - Diz Gilberto
A Polícia Militar diz que agentes do Batalhão do Leblon realizam ações como rondas e abordagens na Lagoa para prevenir e coibir práticas criminosas.
Já o Programa Lagoa Presente informou que os agentes atuam das 6 horas da manhã até oito da noite, mas que vai reforçar a atuação na região do Parque do Cantagalo durante o horário de atuação.