Notícias

Moradores da Zona Sul denunciam aumento de furtos e roubos

Residentes de Copacabana e Ipanema contam que estão mudando hábitos por conta da sensação de insegurança

Leonardo Macachero

Segurança na região será reforçada
Segurança na região será reforçada
Reprodução/Prefeitura do Rio

Moradores de Copabacana e de Ipanema denunciam o aumento no número de furtos e de roubos. Eles contam que estão mudando hábitos por conta da sensação de insegurança.

Para trazer mais segurança, a secretaria de Ordem Pública implementa nos dois bairros o programa Conjunto de Estratégias de Prevenção.

Dentro dele, serão realizadas ações de patrulhamento com a Guarda Municipal, requalificação urbana com melhorias na iluminação, podas de árvores, entre outras, além do vídeo-monitoramento.

O perímetro do programa abrange a Avenida Rainha Elizabeth, as Ruas Joaquim Nabuco e Francisco Otaviano nos trechos que vão da Avenida Vieira Souto até a Avenida Nossa Senhora de Copacabana, além das vias desse entorno, como a Bulhões de Carvalho e Conselheiro Lafaiete.

Segundo Breno Carnevalle, secretário municipal de Ordem Pública, todo o efetivo da Guarda Municipal estará empregado no programa. O programa já acontece no Méier, na Zona Norte do Rio.

O número de furtos na região de Copacabana cresceu 123% no primeiro trimestre deste ano na comparação com 2021. Em Ipanema, o índice também aumentou: 25%. Os dados são do Instituto de Segurança Pública.