Moradores de Laranjeiras pedem tombamento do Palácio Conde Modesto Leal

Solicitação vem após a construtora Bait Inc anuncia proposta de revitalizar o terreno e subir seis prédios no entorno do palácio

Fernanda Caldas*

Moradores de Laranjeiras pedem o tombamento definitivo do terreno do Palácio Conde Modesto Leal depois da construtora Bait Inc anunciar uma proposta de reforma. 

A empresa tem como objetivo revitalizar o local e subir seis prédios, com mais de 130 apartamentos, no entorno do palácio. 

O presidente da Associação de moradores de Laranjeiras, Marcus Seixas, reforçou que o espaço tem uma importância histórica que deve ser preservada e que a construção tiraria essas características. 

Em seu site, a Bait Inc afirma que essas construções vão ocupar apenas 11% da área e manter o restante como um parque. Ainda segundo a empresa, a restauração e recuperação arquitetônica contaria com R$ 30 milhões em investimentos. 

Na Alerj, há um projeto de lei pedindo o tombamento definitivo do conjunto arquitetônico composto pela Chácara Modesto Leal e pelo Primeiro Instituto Pasteur do Mundo, localizados na Rua das Laranjeiras 304 e 308. Os dois locais foram objetos de tombamento provisório pelo INEPAC em 1998. 

Em nota, a Bait Inc informou que vai restaurar e recuperar o Palacete Modesto Leal e o seu Jardim Romântico, que são áreas tombadas e fazem parte do terreno que a empresa adquiriu em Laranjeiras. Ainda segundo a empresa, o projeto prevê que toda a parte do jardim frontal do terreno se transforme em um bem de circulação pública.

*Estagiária sob supervisão de Isabele Rangel

Mais notícias

Carregar mais