Com os temporais que vêm atingindo o Rio, moradores de Mangaratiba, na Costa Verde Fluminense, temem novos problemas com alagamentos. Os cidadãos relatam que sempre que chove na cidade, a água toma as ruas e já chega quase à pista da Rodovia Rio-Santos. Os moradores temem o risco de acidentes na via.
Quem mora na Rua da Lapa, a cerca de um quilômetro e meio da Rio-Santos, denuncia ainda que uma obra feita pela Prefeitura há cerca de um ano fez com que uma mureta de contenção quebrasse e permitisse o transbordamento de um rio que desemboca na Praia do Saco.
Em nota, a Prefeitura disse que faz a limpeza das tubulações do bairro e o desassoreamento dos canais dos distritos, mas que a Praia do Saco fica abaixo do nível do mar e que, quando a maré sobe, algumas ruas ficam alagadas.
O município disse que já tem um projeto em andamento com o Governo do Estado e que a obra de canalização do Canal do Leitão já está em fase de licitação. Na Rua da Lapa, a Prefeitura afirma que engenheiros fizeram uma vistoria no local e estão viabilizando a recuperação. Já em Muriqui, o município disse que realizou na semana passada a troca das manilhas do sistema de escoamento de águas e a limpeza de um dos canais, assim como a desobstrução preventiva de bueiros e do sistema de esgotamento de ruas.