Moradores da Ilha de Paquetá realizaram um abraço simbólico na única agência bancária do local. O protesto teve como objetivo chamar atenção para o fechamento da unidade do Itaú no dia 26 de maio.
De acordo com a associação de moradores, Paquetá não tem banco 24 horas, lotéricas, posto avançando, nada além da agência. O encerramento das atividades ocorre em meio ao processo de digitalização dos serviços bancários.
No entanto, segundo o IBGE, a ilha tem o dobro da média nacional de idosos, ou seja, muitas pessoas não estão familiarizadas com as novas tecnologias e ainda precisam de um atendimento presencial. Enquanto a população brasileira tem 15,7% de idosos, em Paquetá, o índice é de 31,6%.
A jornalista aposentada Lucia Abreu afirma que muitos idosos recebem a aposentadoria e precisam sacar o valor, e agora vão precisar se deslocar até a cidade do Rio.
O presidente da associação de moradores de Paquetá Morena, Guto Pires, explica que o fechamento prejudica ainda os comerciantes.
Em outros pontos do estado, moradores afirmam que agências estão sendo fechadas. No Centro de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, o representante Marcelo Sant'Anna diz que, antes eram três unidades, agora só tem uma.
O levantamento mais recente da Federação Brasileira de Bancos aponta que sete em cada dez operações bancárias feitas no Brasil em 2021 foram realizadas pela internet e pelo celular. Apenas 3% das transações bancárias são feitas em agências.
Procurado, o banco Itaú ainda não se pronunciou sobre o fechamento da agência da Ilha de Paquetá.