Moradores da Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, ficaram mais de 10 horas sem luz nesta quinta-feira (18). Até o início da noite, algumas áreas da região ainda estavam com o abastecimento de energia interrompido.
Segundo os relatos, a Light não avisou sobre os desligamentos com antecedência, uma medida que poderia prevenir prejuízos. Os moradores ressaltam que os picos de luz danifica eletrodomésticos.
Em nota, a Light afirmou que, devido a um defeito na rede subterrânea, precisou fazer uma parada emergencial na Ilha do Governador, para reparar o sistema de alta tensão que abastece a região. Segundo a concessionária, mais de 120 profissionais foram acionados para restabelecer a energia.
O dono de uma padaria no Jardim Guanabara, Antônio Figueiredo, diz que, por causa do problema, deixou de vender cerca de dois mil pães.
Já estamos aqui há mais de quatro horas sem luz. Deixei de fazer o pão, deixei estragar massas ali, o pão estava pronto para entrar dentro do forno, não tem como ligar os fornos. Só agora de manhã deixei de vender dois mil pãezinhos, só pão francês. Fora os outros pães que eu deixo de vender. Praticamente vendeu 30% no máximo.
Na casa do taxista Carlos Gois, os alimentos também estão estragando.
O problema desta quinta-feira também atingiu a Ilha de Paquetá, como conta o morador Guto Reis.
No último domingo (14), as Ilhas do Governador e de Paquetá também sofreram com a falta de luz. Na ocasião, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, fez críticas duras à Light, classificando a situação como inaceitável e cobrando 'mão firme' do Governo Federal para obrigar a concessionária a fazer os investimentos necessários e definitivos na rede elétrica da região.
Quem também se manifestou foi o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que convocou um comitê de crise pra acompanhar a situação.