Motociclistas de aplicativos enfrentam condições ruins, apesar do aumento de 90% nas corridas

O levantamento da empresa 99 foi realizado no ano passado, na comparação com os dados de 2023

Por João Boueri

Motociclistas de aplicativos enfrentam condições ruins, apesar do aumento de 90% nas corridas
Motociclista
Reprodução/Brasil Urgente

Apesar de ter um aumento de 90% no número de corridas realizadas por motocicletas em aplicativos de transporte, muitos profissionais reclamam das condições oferecidas. O levantamento da empresa 99 foi realizado no ano passado, na comparação com os dados de 2023. 
 
A modalidade foi lançada pela plataforma em agosto de 2022 e tem ganhado cada vez mais adeptos. 
 
O motorista de aplicativo Leonardo Toreto começou a realizar viagens de motocicleta com passageiros depois da pandemia. Ele conta que as empresas oferecem bonificações mínimas e que, na maioria das vezes, só recompensam as taxas que eles retêm das corridas. 

Para o motorista de aplicativo Davy Batista, as bonificações são oferecidas por conta do baixo valor pago pelas plataformas por quilômetro rodado. 
 
Já em relação às condições de vida e perfil dos entregadores de comida por aplicativos do Rio de Janeiro e de São Paulo, 41% dos motoristas já sofreram acidentes de trabalho e 16% precisaram se afastar por esse motivo, além de 90% não ter seguro saúde. O estudo é da Ação da Cidadania. 
 
Para o diretor-executivo da Ação da Cidadania, Rodrigo "Kiko" Afonso, falta regulamentação para a assistência dos motoristas. 
 
No mês passado, a BandNews FM lançou a campanha "Sobre Duas Rodas", que visa promover discussões e debates nacionais sobre a segurança no trânsito. A iniciativa alerta para casos de violência praticados com motocicletas. 
 
No ano em que completa duas décadas, a rádio coloca em pauta temas que preocupam a sociedade e aponta caminhos para o futuro. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais