Menos de uma semana depois de um assalto, um novo crime é registrado na Rua Emília Sampaio, em Vila Isabel, Zona Norte do Rio.
Na madrugada de terça-feira (23), enquanto um motorista de aplicativo aguardava o passageiro que havia solicitado a viagem, um criminoso armado percebeu a oportunidade, rendeu e praticou um sequestro relâmpago contra o profissional. Outras duas pessoas que acompanhavam o assaltante armado também entraram no veículo de cor branca.
Somente em 2022, esta é a terceira matéria produzida pela BandNews FM sobre os crimes praticados na Rua Emília Sampaio.
No dia 16 de agosto, uma motorista, um homem e uma criança precisaram deixar um veículo com pressa depois da abordagem de um criminoso armado. Outra situação parecida foi registrada no dia 10 de junho, quando dois veículos foram levados por assaltantes. Em fevereiro, pelo menos dois criminosos roubaram pertences de vítimas que estavam dentro de quatro carros.
Com o aumento dos assaltos, os moradores da rua instalaram câmeras de segurança. No entanto, nem isso intimida os criminosos que parecem não se preocupar com movimentações policiais na região.
Segundo dados do Instituto de Segurança Pública, no Andaraí, Grajaú e Vila Isabel, bairros da Zona Norte, o índice de roubo de veículo aumentou 49,5% nos seis primeiros meses do ano. Quando o índice estratégico de roubo de rua é analisado, o índice dispara e registra aumento de mais de 93% em junho deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2021. De acordo com o órgão, nenhum caso de sequestro foi registrado na região entre janeiro e junho de 2022.
Com a interdição da Rua Alexandre Calaza desde fevereiro para obras de drenagem, um dos desvios principais é realizado pela Rua Emília Sampaio, que passou a ser uma das vias mais movimentadas do trecho. Aliado a reclamação de moradores de falta de policiamento, parece ser o cenário perfeito para a ação criminosa.
A BandNews FM questionou as Polícias Civil e Militar, mas ainda não obteve retorno.
*Estagiário sob supervisão de Christiano Pinho