Notícias

Motoristas apontam desafios de usar transporte público no Dia Mundial Sem Carro

Celebrada nesta quinta-feira (22), tem como objetivo estimular o uso de transportes alternativos, como ônibus, metrô e até mesmo a bicicleta

Por Gabriela Morgado

O Rio de Janeiro tem 472 quilômetros de ciclovias
O Rio de Janeiro tem 472 quilômetros de ciclovias
Agência Brasil

No Dia Mundial Sem Carro, motoristas ressaltam os desafios de usar o transporte público no Rio. A data, que foi celebrada nesta quinta-feira, tem como objetivo estimular o uso de transportes alternativos. Isso porque andar de ônibus, metrô ou até de bicicleta, além de evitar o trânsito, ainda ajuda o meio ambiente.

Mas com constantes atrasos, principalmente nos trens urbanos, o transporte de massa pode virar uma dor de cabeça para o trabalhador no deslocamento diário. No caso do uso da bicicleta, a cidade do Rio tem 472 quilômetros de ciclovias. Mas muitas regiões ainda precisam de melhorias, como destaca o diretor presidente do Instituto Zero Morte para a Segurança em Transportes, Paulo Cesar Pêgas.

Um estudo publicado na revista científica internacional Communications Earth & Environment mostrou que, caso as pessoas pedalassem 2,6 quilômetros por dia, as emissões de carbono cairiam mais de 680 milhões de toneladas anualmente.

Daniel Kullock é o fundador do Rio Cycling, grupo com mais de 100 ciclistas que pedalam juntos. Para ele, ainda falta estrutura.

Para incentivar o uso do transporte publico, o MetrôRio fez uma campanha na Zona Sul e distribuiu vouchers para passagens gratuitas. Quem usa o transporte aprovou o incentivo.

A Prefeitura do Rio disse que iniciou a implantação de novas infraestruturas cicloviárias e que, até 2024, 266 estações de diversos meios transporte devem ser alcançadas por ciclovias.

Tópicos relacionados